CÓDIGO:    SENHA:   

(Segunda via do boleto)

Botão para acessar Boa Vista SCPC
26/10/2018

EDUCAÇÃO FINANCEIRA – Mesada inteligente: crianças virando craques em lidar com o dinheiro

Para ensinar como cuidar do dinheiro e ter disciplina, dar mesada para as crianças pode ser uma boa alternativa. Por isso, a Boa Vista SCPC, parceira da ACE Socorro traz algumas dicas para tornar o aprendizado divertido!

Mesada inteligente: crianças virando craques em lidar com o dinheiro

Educação Financeira é fundamental para formar adultos que lidam bem com dinheiro.

Saber quando e como falar disso com as crianças pode fazer toda diferença.

A Boa Vista parceira da ACE Socorro ajuda você a ensinar os pequenos a lidar com o dinheiro de forma simples e inteligente.

1. Por que dar mesada?

A mesada pode ensinar crianças a usarem melhor o dinheiro. Os pais devem aproveitar o momento para fazer com que os filhos experimentem algumas situações da vida adulta, como por exemplo, poupar para comprar algo que custa

mais do que o dinheiro que eles têm no bolso.

2. Como começar a dar mesada?

Converse com seus filhos e explique claramente quais são as regras para o recebimento da mesada e qual o valor. É importante dizer a mesada é para coisas como um brinquedo, figurinhas, cinema, etc., não para custos que são obrigação dos pais.

3. Como definir o valor?

É importante que o valor esteja adequado à realidade da família. Não vale dar uma mesada com base no que o coleguinha da escola dos seus filhos recebe.

Ah! Não se esqueça que a mesada não deve ser usada para compras básicas da criança como alimentação, transporte, material escolar, etc,

4. Estimule bom comportamento

Você pode combinar comportamentos da criança que diminuam ou aumentem (se couber no seu orçamento, claro) o valor final da mesada. Por exemplo: reclamou para ir à escola, perde R$ 1,00 da mesada. Ajudou o irmãozinho com

a lição, ganha R$ 0,50 a mais.

5. Estimule a pouparem

Estimule as crianças a guardar uma parte do que ganham. Explique que o valor poderá ser usado no futuro para realizar um sonho, como um brinquedo mais caro ou algo muito desejado.

6. Idade ideal

A partir dos 6 anos de idade, a mesada pode ser iniciada com periodicidade semanal, a chamada semanada, pois nesta idade as crianças ainda têm dificuldades com horizonte maior de tempo. Antes dessa idade você pode eventualmente dar um valor para que se familiarize com o dinheiro e entenda de onde ele vem. Entre 8 e 10 anos, pode ser a cada 15 dias. Daí em diante podese evoluir para a mesada. O melhor é fixar uma data para o pagamento, por exemplo: todo dia 10 do mês.

Seguindo essas dicas, você pode ajudar muito seus pequenos a terem uma boa relação com o dinheiro. Isso pode fazer muita diferença para eles no futuro!

Para receber mais dicas desse tipo, curta nossa página no facebook Ace Socorro